GOLDEN RETRIEVER: DÚVIDAS FREQUENTES

Qual é a aparência de um Golden Retriever? Qual é seu tamanho?  É um cão de porte grande, animais com boa qualidade genética pesam de 27-45 kg, são robustos, com pelagem farta e abundante. Em altura, a cernelha mede nos machos entre 56 a 61 cm e nas fêmeas de 51 a 56 cm. 

 

O Golden Retriever baba? Não, a raça não baba como os são bernardos, por exemplo, mas eles tem uma produção de baba razoável, principalmente quando recolhem bolinhas e brinquedos e os levam todas babadas para nosso colo, mas não, elesnão babam!

 

O Golden Retriever solta muitos pelos? Sim! Talvez a raça não seja ideal para pessoas alérgicas. Para pessoas meticulosas com a limpeza da casa, pode ser necessário varrer e aspirar o chão diariamente durante a maior parte do ano. E é possível que você encontre alguns destes pelos sobre sua comida! Contudo, com escovação semanal a queda é muito reduzida. No geral, os a raça solta pelo uma vez ao ano, pelo período de 3 a 4 semanas. No caso das fêmeas a queda é duas vezes ao ano, no período de cio.

É fácil treinar o Golden Retriever? Eles são inteligentes? Sim. A raça foi classificada como a quarta raça mais inteligente e adestrável por uma pesquisa americana. Eles adoram agradar os donos e farão facilmente tudo que possível para receber carinhos, uma guloseima, ou que você jogue uma bolinha para eles buscarem. Se adaptam facilmente a rotina da casa, são excelentes em esportes caninos, como o agility, ou provas de obediência. Com certeza é um cão muito inteligente, não se surpreenda se seu dourado levar os chinelos para você de manha, ou trazer seu celular na boca quando ele tocar.

Como é o temperamento?  O Golden Retriever é um cão de família, dócil, obediente e calmo. Quando filhotes são mais agitados e costumam aprontar mais, mas quando adultos são cães acalmam e são obedientes e extremamente companheiros. É importante lembrar que são cães que adoram água, se você puder proporcionar uma piscina ou um lago , ou até mesmo uma banheira, eles vão adorar! Quando filhotes costumam dormir sobre suas vasilhas de água, ou ainda mergulhar, literalmente nelas.

Os Goldens Retrievers gostam de crianças? Costumo dizer que os Goldens foram feitos para o convívio com crianças, são muito dóceis, toleram qualquer tipo de brincadeira sem nenhum traço de agressividade. Vale lembrar que é preciso cuidado com crianças muito pequenas, pois por ser um cão grande pode facilmente derrubar uma criança, mas assim que ouvir um choro, correra para lamber e acalmar a criança. Eles amam crianças!

Os Goldens convivem bem com outros animais? Muito bem! Convivem facilmente com todos tipos de animais, gatos, chinchilas,pássaros, cães grandes e pequenos, desde que socializado desde pequeno, será companheiro da família e todos membros que ela tiver!

Qual a espectativa de vida de um Golden Retriever? Eles vivem em média de 10-12 anos, por ser um cão de porte grande, sua expectativa de vida é menor. Com cerca de 8 anos muitos cães da raça já apresentam a face coberta de pelos brancos, indicando que a idade já chegou.

Quais são os problemas de saúde mais comuns?  Como ocorre com a maioria dos cães de raça pura, os Goldens são acometidos por várias doenças genéticas e outros problemas de saúde. Entre eles estão:  câncer, displasia coxo-femoral e de cotovelo, outros problemas ortopédicos, doenças oftalmológicas e cardíacas, alergias, hipotireoidismo, doenças auto-imunes, torção gástrica, etc.  Para que você possa decidir quais riscos são aceitáveis, é fundamental trabalhar com um criador que seja consciente dos problemas de saúde de sua linhagem e que esteja disposto a compartilhar tais informações.

 

Quais são os cuidados necessários? O maior desejo de um Golden Retriever é tornar-se um membro de sua família. Esta raça exige atenção. Portanto, você terá que lhe dedicar tempo e trabalho. Se você ainda não está preparado para assumir este compromisso, deve optar por uma raça mais independente. Fora isso, ele precisará de escovações semanais, ração de boa qualidade e exercícios. É também importante a prevensão de problemas articulares, por isso aconselhamos criar seu dourado em um piso não escorregadio e limitar exercícios com impacto até um ano de idade. Também recomendamos a castração do seu cão.

 

Que tipos de atividade posso realizar com um Golden Retriever? A raça é extremamente versátil. Tanto os cães, como seus companheiros humanos, apreciam participar de trilhas, natação e competições de conformação, obediência e agility. Eles também são excelentes cães para fins terapêuticos, pois transmitem alegria aos pacientes.

Texto por: Isabella Calli (Canil Calli) Adaptado.

© 2013 - 2021 by ANA MORATO. All rights reserved.

Todas as fotos do site são de cães de nossa propriedade/criação/coberturas.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • White YouTube Icon
  • Branco Ícone Google+