BERNESE: NÃO TENHA UM SE...

Visite nosso instagram: @canilcorsalit

Então você se apaixonou por essa maravilhosa raça chamada Bernese Mountain Dog, também conhecido como Boiadeiro Bernês! Talvez tenha visto um no parque ou apenas viu aquela bolinha de pelúcia que são os filhotes. Nós também nos apaixonamos por eles e queremos ver nossos cães sempre bem cuidados, por isso, antes de comprar, você precisa saber que apesar de lindos e arrebatadores de corações eles não são perfeitos e nem sempre poderão ser o melhor cão de estimação para todas as pessoas que perderam seus corações por esta raça.

Uma das coisas que mais chama a atenção nos Berneses é a aparência, mas não se engane, a verdadeira beleza deles está em sua personalidade, não em sua aparência. Você não viverá com a beleza, viverá com o comportamento e o temperamento do seu cão. Então, se você não considerou isso e quer um apenas por ele ser bonito... não tenha um cão.

Para ajudar as pessoas a conhecerem melhor as particularidades da raça, listamos aqui alguns detalhes que fazem parte da rotina das pessoas que possuem um:

Berneses são cães de fazenda e por isso gostam de estar sempre em companhia de outros cães ou de humanos (o tempo todo). Eles precisam de companhia todos os dias. Se você e sua família passam o dia todo fora de casa, talvez seja melhor optar por outra raça.

Se você quer fazer um cão da raça feliz integre-o a rotina da sua família, deixe que ele esteja sempre perto de todos da casa. Mas se seu intuito é deixar o seu bernese preso num canil, sendo solto apenas à noite ou por algumas horas do dia... não tenha um bernese.

Os cães dessa raça são extremamente apegados a família, para eles é muito complicado lidar com a separação, então se você acha que os planos da sua família podem sofrer grandes mudanças nos próximos anos e, que talvez, você tenha que doar seu cão... Reconsidere a aquisição de um cão.

 

Apesar do porte grande e de estarem no mesmo grupo de diversos cães de guarda, os Berneses não são cães de guarda. Ainda que os desavisados tenham medo pelo seu tamanho, eles provavelmente nada farão se alguém estranho entrar no seu lar. Se você deseja um cão para guardar a sua casa, existem raças mais adequadas.

A pelagem longa e sedosa deles é maravilhosa e é um dos seus principais atrativos, no entanto, requer cuidados semanais com escovação e banhos mensais., além de poder abrigar ectoparasitas como pulgas e carrapatos que precisam ser retirados. Se você não pode reservar um dia da semana para esse trabalho... opte por outra raça.

E devido a esta longa pelagem, os Berneses perdem pelo durante todo ano, o que é acentuado durante as duas mudas anuais, em especial a do inicio do verão com a perda de verdadeiras perucas de pelos. As escovações nessas épocas devem ser diárias e se você se importa com a presença de pelos por todas as suas roupas e se a ideia de pelos na manteiga faz o seu estomago embrulhar... não tenha um bernese.

Filhotes são bagunceiros por natureza e precisam gastar suas energias, se você não tem tempo para ajuda-lo a gastar, ele pode achar que as plantas do seu jardim são um verdadeiro playground. Por isso, se o seu jardim é maravilhoso e você o preza demais para ver buracos e plantas destruídas... é melhor reconsiderar.

Alguns cães adultos podem permanecer acostumados a cavar buracos e comer suas plantas. Você já imaginou a sua maravilhosa orquídea ou aquele bonsai de 15 anos picotados em mil pedaços, se isso não faz parte dos seus planos, pense melhor.

Devido ao porte grande, berneses mal-educados se tornam um grande problema. Para evitar que ele faça apenas o que quer, precisará de muito tempo e paciência, principalmente durante o primeiro ano de vida. Se você trabalha demais e ao voltar do trabalho está cansado e aos finais de semana prefere descansar ao invés de adestra-lo, pense em outras possibilidades.

Uma raça grande, grandes responsabilidades. O custo mensal de manutenção de um exemplar de uma raça grande é elevado. A quantidade consumida de ração é alta, os banhos são mais caros, o vermífugo é mais caro, o antipulgas é mais caro, qualquer procedimento veterinário, em especial os que necessitem anestesia, são bem mais caros também. Se você não está preparado para esses gastos mensais e outros em caso de emergência... Se planeje um pouquinho antes de levar um Bernese para casa ou opte por uma raça menor.

 

Durante o crescimento, a supervisão, a firmeza e a paciência são importantes para ensinar o seu Bernese ser um cachorro querido. Todos os cães precisam de limites para que não se tornem excessivamente bagunceiros. Se você acha que apenas por ele estar mais velho, ele aprenderá que não pode subir no sofá ou na mesa e que com a maturidade todos os maus-hábitos desaparecerão, você está enganado. Se você quer um cão que aprenda sozinho, essa não é a melhor raça.

Uma coisa que os exemplares dessa raça gostam é de abraçar seus donos e todos aqueles que ele ama, mesmo que você tenha ficado horas em ao frente o espelho para se arrumar para o casamento de sua amiga, ele não vai deixar de demonstrar o afeto que sente por você. Em questão de segundos sua maravilhosa roupa estará cheia de patas, pelos e saliva. Se você não pode suportar o peso destes abraços carinhosos... não tenha um bernese.

E devido ao calor que sentem, os berneses adoram deitar em qualquer poça de água que encontram, se não houver nenhuma por perto eles irão derrubar toda água da sua vasilha para depois deitar na pequena poça que se formou. Se você não quer água derrubada para todo lado, é melhor reconsiderar.

 

O rabo de um bernese adulto é lindo, todo peludo, franjado, forte de tal maneira que parece um chicote. Com o rabo ele pode derrubar todos os vasos e bibelôs que estão espalhados pela sua casa e pode derrubar ainda crianças pequenas e pessoas idosas. Se você não pode mudar seus preciosos castiçais e vasos de lugar... não opte por um exemplar da raça.

Nós acreditamos que qualquer cão está em melhor situação em seu espaço particular, do que correndo livre nas ruas. Sim, um cão de rua está perdendo um monte de coisas da vida: a chance de ser atropelado por um carro, o divertimento de ser sujo e cheio de vermes; a oportunidade de ser atacado por outros cães; o trabalho de ficar doente por lixo infestado de moléstias; o prazer de ser torturado por pessoas mesquinhas; a emoção de levar um tiro em pátio alheio; e finalmente, o grande conforto de nunca saber o lugar a que ele pertence ou saber como comportar-se. Nós não queremos ver nenhum Bernese tornar-se um cão "comum". 

Em resumo, não tenha  um Bernese:

  • se você quer um cão de guarda, para que viva no quintal ou pior, num canil;

  • se você faz questão de uma casa limpíssima e a ideia de pelos na sua manteiga faz seu estômago virar;

  • se você não se vê tirando tempo do seu dia para treinar um cão ativo e gigantesco;

  • se sua casa é cheia de bibelôs que podem se quebrar;

  • se baba é algo que você não pode suportar;

  • se você espera um cão que se eduque sozinho;

  • se você quer um apenas pela aparência;

  • e por aí vai.


É importante que o criador seja franco com o tipo de características da raça. O problema é que para quem ama a raça Bernese Mountain Dog, estas características parecem ser normais, ou mesmo adoráveis. Mas mesmo para alguns amigos nossos, estas ideias são inadmissíveis!

 

Texto adaptado do artigo homônimo do CPBB

e do artigo de Pam Green (DON'T BUY A BOUVIER!)

© 2013 - 2020 by ANA MORATO. All rights reserved.

Todas as fotos do site são de cães de nossa propriedade/criação/coberturas.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • White YouTube Icon
  • Branco Ícone Google+