GOLDEN RETRIEVER: NÃO TENHA UM SE...

Filhote de Golden Retriever brincando na piscina

Então você se apaixonou por essa maravilhosa raça chamada Golden Retriever! Talvez tenha visto um no parque ou apenas viu aquela bolinha de pelúcia que são os filhotes. Nós também nos apaixonamos por eles e queremos ver nossos cães sempre bem cuidados, por isso, antes de comprar, você precisa saber que apesar de lindos e arrebatadores de corações eles não são perfeitos e nem sempre poderão ser o melhor cão de estimação para todas as pessoas que perderam seus corações por esta raça.

 

Para ajudar as pessoas a conhecerem melhor as particularidades da raça, listamos aqui alguns detalhes que fazem parte da rotina das pessoas que possuem um Golden:

 

O que faz um Golden Retriever ser “de ouro” é sua afetividade, pois são dóceis e ternos por natureza. Não ter contato ou ter contato restrito com seus donos os torna muito infelizes. Um cão dessa raça confinando no quintal só se tornaria destrutivo e/ou barulhento. Imagine se você deixasse seus filhos sozinhos a maior parte do tempo até a adolescência. A criança “bicho-do mato” que você está visualizando seria similar ao que o seu cão se tornaria. Se você não planeja tornar o seu dourado parte da família e está procurando um cachorro que fique bem sempre sozinho no quintal… não tenha um Golden Retriever!

Golden Retriever solta pelos – pouco ao longo do ano, mas ainda assim, duas vezes anualmente fazem uma “troca geral”! Se você tem problemas em aceitar que parte dos pelos do Golden será também parte da sua dieta de fibras (ou se você tem o habito de se vestir de preto)... Não tenha um Golden Retriever!

Eles também também precisam de uma ida ao pet shop frequentemente para manter a pelagem e a pele saudáveis. Você pode aprender a fazer isso pessoalmente ou levá-lo ao pet shop, mas este é um tempo gasto que você deverá considerar no tempo total que você vai ter que gastar cuidando do seu cão... Se você não tem disponibilidade ou não pretende ter esse gasto... não tenha um Golden Retriever!

 

Golden Retriever nasce com uma “queda por brincadeiras” e algumas até… de mau gosto! Se você não acha graça em acordar com uma bolinha de tênis babada e gelada na sua frente ou com um filhote que decide que às 2h da madrugada é a hora perfeita de brincar… não tenha um Golden Retriever!

 

Patas sujas de barro ou molhadas, marcas de focinho em alguma janela da sua casa e do seu carro, (e eu mencionei os pelos já?!)… Enfim, se você não relaxar e curtir, você e seu cão estarão destinados a um eterno conflito. Caso você não se ache capaz desse “desapego”... não tenha um Golden Retriever!

 

Essa é uma raça de cães esportistas, criados para jogos de “busca”. Eles precisam de exercícios regulares, especialmente quando filhotes, ou eles podem se tornar muito infelizes. Se sua maior caminhada no último mês foi do sofá para cama, adora ficar o tempo inteiro no sofá e quer um cão que goste disso o tempo inteiro... não tenha um Golden Retriever

Cadela ra raça Golden Retriever

Goldens tem RETRIEVER como sobrenome e vem do Latin: colocar tudo em sua boca e apanhar/trazer! O instinto RETRIEVER deveria realmente fazer parte de todos os Goldens. Se você não quer chegar em casa e ver seu cão com suas roupas de baixo na boca, por exemplo, e extremamente feliz abanando o rabo e querendo brincar... não tenha um Golden Retriever!

 

Goldens Retriever não são só visitantes como também, esperançosamente, viverão um longo tempo. Ser dono de um cão é um compromisso pelo tempo de vida desse cachorro. Se você acha que quando seus filhos crescerem e forem para a escola o cachorro também irá, por favor… reconsidere a ideia de ter um cão na sua casa. Em lugares que existem cães de rua você poderá encontrar vários cães de raça, talvez até mesmo cães de raça que talvez foram abandonados por causa de uma mudança na vida da família. Existem muitos voluntários que ajudam estes bichinhos, mas esta solução nem deveria ser necessária se fossem todos responsáveis pelas vidas que assumem um dia. Um cão é um ser vivo, que ama e sofre como nós humanos. Com algo melhor… uma capacidade de ser leal por toda a vida e amar incondicionalmente. Então se você acha que os planos da sua família podem sofrer grandes mudanças nos próximos anos e, que talvez, você tenha que doar seu cão... não tenha um Golden Retriever!

 

Seu novo membro da família precisará de algumas aulas de obediência para ajudá-lo a se comportar bem como um cidadão canino. E esta é também uma maneira perigosa e fácil de fazer novas amizades. É quase impossível estar passeando com um Golden Retriever maravilhoso na rua e não ser parado por estranhos que indagam sobre a estética e simpatia da raça. Eles são “imãs de pessoas”! Se você tem um problema com isso... não tenha um Golden Retriever!

 

Algumas assistências nos EUA, por exemplo de resgate de Golden Retriever, gastaram milhares de dólares para salvar centenas de cães. E isso acontece porque os donos destes cães tiveram a ideia momentânea de se tornar proprietário de um cachorro e “criar” para “produzir” filhotes e ter uma “renda a mais”. Estas pessoas não tinham a mínima ideia das técnicas de criação e principalmente sobre a colocação ideal dos filhotes em novas casas. Estes cãezinhos, infelizmente, são a prova de que há muita gente irresponsável por aí. Se o manejo de uma raça é feito da maneira correta RARAMENTE será uma rentável aventura (os criadores que o digam!!). Saúde, veterinários e alimentos são apenas alguns dos vários gastos necessários para um filhote “descomplicado” e saudável. Portanto, Criação é coisa séria e feita apenas por profissionais reconhecidos da área! Se você pretende cruzar seu cão apenas para ter uma renda extra... não tenha um Golden Retriever!

Eu mencionei que esses belos dourados simplesmente amam tudo e todos? Eles provavelmente acabariam ajudando os ladrões que estão entrando na sua casa. Certamente até ajudariam eles a carregarem a prataria (são retrievers, lembra?). Se você está procurando por proteção, esta não será de boa qualidade, então... não tenha um Golden Retriever!

 

Os cães da raça Golden Retriever devem medir entre 51cm até 61cm e pesar entre 27 e 40 Kg (até mais, dependendo da linhagem). Este é um cão e tanto! Se você planeja não aceitar meu conselho sobre as aulinhas de obediência e criar regrinhas para seu peludo, você irá se deparar com uma descontrolável e feliz bola de pelos com um rabo que pode varrer até mesmo a mesa de café… em um segundo! Se você não será capaz de lidar com isso... não tenha um Golden Retriever!

 

Um Golden Retriever e uma criança costumam formar uma dupla inseparável. Entretanto, a responsabilidade de qualquer ser vivo deve ser sempre de um adulto. Crianças podem ser ótimas treinadoras, parceiras de brincadeiras, mas eles necessitam de um adulto para instruí-los. Você também deveria se lembrar que eles, embora extremamente dóceis, são grandes o suficiente – mesmo como filhotes – para derrubarem uma criança muito pequena, por exemplo. Crianças pequenas e cachorros devem ser sempre supervisionadas por um adulto, para o bem-estar de ambos. E no caso dos adolescentes… considere que as “promessas” em relação aos cuidados e passeios, feitas por eles para adquirir um cão… nem sempre serão cumpridas! Se você pretende dar um cão para os seus filhos e espera que eles façam tudo sozinhos... não tenha um Golden Retriever!

Filhotão de 5 meses da raça Golden Retriever

O Golden Retriever tem tendências a alguns problemas de saúde, destacando-se principalmente a displasia. Doenças de coração, problemas nos olhos, epilepsia, câncer prematuro e problemas de temperamento que variam entre hiperatividade a agressividade são algumas das manifestações que não se deseja dentro de uma criação, mais ainda num plantel da raça. É essencial que você procure um criador responsável, sério e ético se você esta buscando por um filhote saudável e com boa procedência. Isso minimiza significativamente as chances dessas tristes surpresas. Se você acha que o lugar ideal para se comprar um cão de raça é na loja da esquina ou em uma feira de cães, onde eles são vendidos a preço "de arrasar”... Não tenha um Golden Retriever!

 

Em resumo, não tenha um Golden Retriever:

  • Se você está procurando por um cachorro que fique só do lado de fora da casa;

  • Se você não gosta de cães peludos;

  • Se você não tem senso de humor;

  • Se você tem mania de limpeza;

  • Se você adora ficar sentado o tempo todo no sofá e…espera que seu cão goste disso também;

  • Se você gosta que tudo fique exatamente onde você deixou;

  • Se você está considerando pegar um cachorro apenas temporariamente;

  • Se você não gosta de fazer novas amizades;

  • Se você quer fazer grana rápida cruzando cães;

  • Se você está procurando por um cão de guarda;

  • Se você olha aquela bolinha de pelo e em silencio, reza para que ela fique daquele tamanho para sempre;

  • Se você acha que cães são uma ótima baba para crianças pequenas e também uma maravilhosa lição de responsabilidade para adolescentes;

  • Se você acha que o lugar ideal para se comprar um Golden é a loja da esquina da sua casa ou numa feira de cães, onde eles são vendidos a preços "de arrasar”.

 

É importante que o criador seja franco com o tipo de características da raça. O problema é que para quem ama a raça Golden Retriever, estas características parecem ser normais, ou mesmo adoráveis. Mas mesmo para alguns amigos nossos, estas ideias são inadmissíveis!

 

Texto adaptado do do artigo de Pam Green (DON'T BUY A BOUVIER!)

e Golden Retriever Club of America

Golden Retriever carregando um mamão
4 filhotes de Golden Retriever dormindo feito anjos
Golden Retriever chamado Alecrim com 45 dias
Fêmea da raça Golden Retriever chamada de Tonka