GOLDEN RETRIEVER | Devo ter um?

Golden Retriever é uma das raças mais populares no mundo, sendo a quarta mais inteligente! É muito provável que você conheça alguém que tenha um e que simplesmente comente o quão amáveis e inteligentes esses cães podem ser!

Você provavelmente já ouviu sobre essa raça e é importante saber que eles não são para todos. Como qualquer animal de estimação, você deve procurar conhecer todos os aspectos da raça antes de assumir um compromisso pelos próximos 10 anos (ou mais).

Este artigo irá mostrar tudo o que você precisa saber sobre essa maravilhosa raça e te ajudar a saber se eles são adequados para você!

Fêmea raça Golden Retriever stay
Filhote de Golden Retriever

GOLDEN RETRIEVER: DESCRIÇÃO

O Golden Retriever é considerado uma raça de porte grande. Eles são cães esportivos e foram criados para buscarem patos, e outros animais semelhantes, depois de terem sido abatidos. (Dai o nome “retriever”).
São cães muito ativos e que precisam de uma (ou algumas) dose diária de exercícios com você. O ideal é que tenham um espaço onde ele possa brincar.

Em geral, eles são inteligêntes e altamente treináveis. São cães muito utilizados apenas para companhia, mas, além disso, eles são frequentemente usados como cães de assistência para deficientes (talvez você já tenha visto um cão da raça guiando uma pessoa com deficiência visual).

BREVÍSSIMA HISTÓRIA

Eles surgiram em meados do século XIX na Escócia, foram criados pelos descendentes do Tweedwater Spaniel e do Yellow Flat Coated Retriever.  Foram criados para serem cães esportivos e companheiros, com grande capacidade de recuperar a caça abatida, seja na terra ou na égua.

Na Inglaterra, a raça Golden Retriever foi aceita pela primeira vez em 1903, quando ocorreu o primeiro registro de um exemplar da raça, na época chamado de “Flat Coat Golden”. 22 anos depois, em 1925, o American Kennel Club (AKC) reconheceu a raça. Ficou curioso? Clique aqui para conhecer mais.

TAMANHO E PESO DO GOLDEN RETRIEVER


Como mencionado anteriormente, os Goldens Retriever são considerados cães de porte grande. As fêmeas tendem a ser menores que os machos.
Em geral, os seguintes pesos e tamanhos são esperados de machos e fêmeas adultos.

Altura de cernelha da fêmea: 51 a 56 cm
Altura de cernelha do macho: 56 a 61 cm
Peso: 27 - 45 kg

EXPECTATIVA DE VIDA DA RAÇA

Infelizmente, os cães não vivem tanto quanto os humanos. Gostaríamos que eles vivessem até os 80 anos, mas a realidade é que a maioria dos dourados vivem de 10 a 12 anos.

Existem dicas gerais de saúde e manutenção de rotina que poderão ajudar a diminuir os riscos de complicações de saúde para que seu Golden Retriever possa viver o máximo possível, converse com o criador do seu filhote e com o seu veterinário sobre isso!
 

PELAGEM E COR DA RAÇA GOLDEN RETRIEVER

Eles foram criados para se adaptarem tanto à terra quanto à água. Por isso, a pelagem deles são longas e com um revestimento interno que lhes fornece calor suficiente e um revestimento externo que “repele” a água. A pelagem longa e densa de um dourado pode ser um pouco ondulada ou lisa.
A cor da raça pode variar desde o creme até o dourado escuro.
Cores brancas ou vermelhas “puras” não são permitidas. Talvez você já tenha ouvido algumas pessoas mencionarem “Golden Retriever vermelhos”, mas na verdade, são cores douradas escuras. Ou também “Golden Retriever brancos”, que são cremes claro.
Quando filhotes, eles tendem a ter a pelagem um pouco mais claras e à medida que envelhecem, a pelagem fica mais escura. Muitas vezes, é possível ter uma ideia do tom de dourado que o filhote terá quando adulto ao observar a cor das pontas das orelhas. A cor “verdadeira” da pelagem será mais pronunciada quando o animal tiver em torno de um ano de idade.

TER UM FILHOTE MACHO OU FÊMEA?

É difícil responder a essa pergunta, porque todos os Goldens tem personalidades e características únicas.
Mas, de modo geral, o macho da raça tende a ser 10 a 15 quilos maior, além de serem mais fortes, com a cabeça mais forte e mais peludos. Os machos podem causar incômodos por levantarem a patinha para fazer xixi e as fêmeas entram no cio a cada 6-7 meses. A castração irá ajudar nessas duas questões!


AFINAL, DEVO TER UM GOLDEN RETRIEVER?
 

As pessoas vão te dizer que os filhotes dão muito trabalho... e adivinhe? Elas estão certas! Todo mundo vê aqueles filhotinhos fofos no Instagram e pensam que eles são fofos demais para serem difíceis ou destrutivos... Mero engano!

Por natureza, essa é uma raça com alta energia. Portanto, eles exigem muita atenção e brincadeiras com seus donos. Os filhotes não devem ser deixados sozinhos por muito tempo e para eles é frustrante verem os donos poucas vezes. São cães que precisam participar da rotina familiar e, apesar de muito inteligentes, eles precisam que alguém lhes ensine onde fazer as necessidades e como se comportar adequadamente.
Além disso, é preciso considerar a sua situação financeira antes de assumir o compromisso. Você poderá arcar com todos os custos iniciais necessários para estabelecer uma vida saudável para seu filhote? Entre exames veterinários de rotina, vacinação, vermifugação, castração, brinquedos, agradinhos, banhos, comida... Certifique-se de que você está pronto para assumir o impacto financeiro, além do compromisso de uma década. Para conhecer mais a fundo algumas peculiaridades da raça e os motivos pelos quais você não deve ter um animal da raça, leia nosso artigo “Não tenha um Golden Retriever se...” clicando aqui.

TEMPERAMENTO DO GOLDEN RETRIEVER

Um dos mais especiais atributos da raça é o temperamento! Eles são gentis, dóceis, confiáveis, fieis e confiantes. Estas são algumas das principais razões pelas quais eles são considerados animais de estimação fora de série.

Na maioria das vezes, eles são tão amorosos para outros humanos quanto são para a sua própria família. É por isso que eles não são cães de guarda, não é da natureza deles.

O Golden Retriever é um cão que quer fazer os outros felizes, por isso sempre busca agradar as pessoas, especialmente o seu dono.

Além disso tudo, eles também são pacientes, trabalhadores e inteligentes. Essas características tornam os cães dessa raça muito treináveis.

CONVIVÊNCIA COM CRIANÇAS

Muitos cães podem ficar perturbados, assustados ou em pânico por causa de ruídos altos e comoção, mas um dourado não costuma ficar. Por natureza, eles são muito gentis com todos, até mesmo com as crianças.

Uma das chaves para se ter um cão bem comportado com crianças é ensinar as crianças a serem gentis com ele, e ele a ser gentil com elas. É uma via de mão dupla.

Um cão bem treinado pode ser o melhor amigo de uma criança. Mas, eles são cães que não tem muita noção do tamanho e na alegria da brincadeira podem acabar derrubando uma criança (sem maldade). Durante a infância os cães passam pela troca de dente e acabam tendo a mania de dar mordidinhas, o que também pode assustar algumas crianças. Eles precisam ser ensinados a não fazer isso.

O dourado vai brincar muito com as crianças, mas também gostará de apenas ficar recebendo carinho. O melhor dos dois mundos!

NECESSIDADE DE EXERCÍCIOS


O Golden Retriever é um cão esportivo e, portanto, precisa gastar sua energia. Pode ser brincando, correndo, indo atrás de bolinhas ou... mastigando!
Permitir que um ele gaste sua energia (e ajuda-lo a gastar) irá ajudar a desviar um comportamento destrutivo. Muitas vezes, um “dourado descontrolado” é resultado direto da falta de atividade.

É muito importante não apenas deixar o cão correr solto pelo quintal. Se junte a brincadeira, jogue bolinhas, interaja e passei quando possível.
Existem uma série de atividades que são perfeitas para cães grandes e esportivos. Algumas que você pode fazer com o seu dourado, são:
- Passeio e/ou corridas (com muita moderação para cães novos);
- Jogar bolinhas;

- Jogar frisbee;

- Trilhas;

- Natação;

- Agility.

Quanto tempo um cão adulto precisa de exercícios por dia? Isso realmente depende da idade, saúde geral e habilidades físicas. Não há nenhuma tabela que determine a quantidade ideal, é preciso observar individualmente cada animal.
Dito isso, é importante regular a quantidade de tempo que um filhote de cachorro deve se exercitar. Os filhotes crescem rapidamente e seus ossos e articulação podem ser facilmente danificados pelo excesso de exercício. Uma boa regra é uma relação de cinco minutos para cada mês que ele tem de vida. Por exemplo, um filhote de quatro meses deve se exercitar por no máximo 20 minutos.

Então, se você não está disposto a brincar e/ou passear diariamente com seu cão, pode ser que ele não seja indicado para o seu estilo de vida.

Golden Retriever fêmea Tonka

A SAÚDE DOS CÃES DA RAÇA GOLDEN RETRIEVER

Como muitos outros cães, o Golden Retriever é propenso a certas preocupações e riscos de saúde. Se você está comprando um filhote de um criador, é importante ver os laudos de saúde dos pais (em especial displasia). Isso mostrará que eles estão aptos à reprodução nessas condições específicas.

Infelizmente, o câncer em animais da raça aumentou substancialmente nas ultimas décadas. O hemangiossarcoma é o câncer mais comum, seguido de linfossarcoma, mastocitoma e osterossarcoma. Além disso, essa é uma raça que também sofre com altas taxas de displasia de cotovelos e coxofemoral, dai a importante que os pais tenham laudos de displasia.

Algumas outras doenças que podem ocorrer na raça:

- Cataratas

- Atrofia Progressiva da Retina (PRA)

- Estenose Aórtica Subvalvular (doença cardíaca)

- Osteocondrose Dissecante (OCD)

- Alergias (comida, pólen, etc.)

- Doença de Von Willebrand

- Torção gástrica;

- Epilepsia

- Hipotireoidismo

- Hemangiossarcoma

- Osteossarcoma

Contudo, não fique assustado com a lista de problemas de saúde que os Goldens podem ter. A maioria dos cães de raça podem apresentar essa mesma lista.

Além das principais preocupações sobre a saúde do seu cão, você precisa estar ciente de que as contas do veterinário podem ser caras se o seu cão precisar ser tratado. Itens de rotina (alimentos, exames, brinquedos, etc) são centavos de real em comparação com o que você poderia pagar para tratar problemas como o câncer.

PREÇO DO GOLDEN RETRIEVER

Uma das maiores dúvidas das pessoas é em relação ao preço de um filhote da raça e, as vezes, se assustam quando entram em contato com um criador responsável e encontram valores acima do que imaginavam. E a partir disso pensam: "Mas eu não quero um cão para exposição, quero apenas uma companhia, não precisa de tudo isso.". Ledo engano! Criadores responsáveis trabalham em busca do melhoramento da raça, tanto na beleza quanto na saúde e temperamento. Além disso, eles trabalham com amor, os filhotes tem cuidados diferenciados e são acompanhados sempre muito de perto. Não falta nada para eles, nem para as mamães. Tudo isso faz diferença no filhote que você vai levar para casa, acredite! Você com certeza irá encontrar filhotes mais baratos, mas deverá se perguntar: "Como os cães são tratados? Como os pais dos meu filhote são tratados? Como foi a vida do meu filhote até ele vir para minha casa? Será que teve a devida atenção e cuidados? Os pais tem exames de displasia ou você terá apenas a palavra do criador que diz: 'Os pais nunca mancaram'?'" enfim, entre muitos outros questionamentos que farão você perceber que existe uma grande diferença . Os primeiros 60 dias são essenciais para toda a vida do seu filhote! Enfim, ao comprar o novo integrante da sua família, nunca abra mão dos exames de displasia dos pais, que o filhote tenha pedigree e que seja entregue com ao menos 60 dias de vida (entenda o porque lendo esse artigo), isso terá um preço, mas fará a diferença na qualidade e na vida do seu filhote.

ESSA É A RAÇA IDEAL PARA MIM?
 

Como você leu, há muitos pontos positivos, mas também alguns contra – dependendo de certas situações. Além de serem cães muito bonitos, os cães dessa raça são muito bons com crianças e outros animais de estimação. Eles também são muito inteligentes, permitindo que sejam treinados em tenra idade.
Antes de considerar essa grande decisão de levar um filhote para casa, é importante perceber no que você está entrando. Nunca é fácil ter um animal de estimação é por isso que queremos que você conheça todos os fatos.

Razões pelas quais você pode querer reconsiderar a aquisição de um cão da raça:

  • Você está procurando um cão fácil de carregar depois de adulto;

  • Você é alérgico a pelo de cão (e não pretende lidar com isso) ou simplesmente não gosta de pelo de cachorro;

  • Você está procurando por um cachorro preguiçoso;

  • Você gosta de tudo 100% limpo;

  • Você não gosta de interagir com outras pessoas ou outros cães;

  • Você está procurando um cão de guarda;

  • Você mora em um espaço pequeno e não tem disponibilidade para ao menos 2 passeios diários;
     

Obviamente, eu ainda não conheço a sua situação, mas, na maior parte das vezes, talvez um Golden Retriever seja ideal para você se:

  • Você está em busca de um animal de porte grande;

  • Você está financeiramente pronto;

  • Você não se importa com pelo de cachorro;

  • Você não se importa em escovar frequente a pelagem;

  • Você está frequentemente em casa;

  • Você está procurando por um cão de família;

  • Você tem espaço em casa e/ou disponibilidade para passeios;

  • Você vai ama-lo como parte da família.

O Golden Retriever não é a raça ideal para todos, mas se enquadram em muitos estilos de vida e podem tornar sua vida muito mais agradável. Lembre-se de olhar para todos os fatos e determinar se, para a sua situação atual e futura, um dourado é certo para você!

Quer conhecer mais peculiaridades da raça? Leia nosso artigo: "Não tenha um Golden Retriever se...", clicando aqui.

GOLDEN RETRIEVER: FOTOS