TEMPERAMENTO DOS BERNESES: COMPANHEIROS ADORÁVEIS

Os Berneses são sempre alertas, cheios de energia, atenciosos, companheiros e amigos. Eles têm boa índole e não são tímidos. Os Berneses se apegam às pessoas da família e costumam desconfiam de estranhos, no entanto atitudes agressivas são muito raras. Embora sejam "avantajados" no tamanho físico, os berneses são doces e necessitam de muito contato com humanos, por isso devem ser considerados membros da família. Na verdade, estes bichões são bastante gentis e delicados para o seu tamanho, além de serem leais, afetuosos, e muito dóceis com crianças e outros animais. São inteligentes, mas necessitam de paciência e de um treinamento consistente. Latem raramente. São considerados bons cães para dar o alarme, mas não são considerados cães de guarda, porque dificilmente tomam a iniciativa de um ataque ou de alguma atitude realmente ameaçadora. Normalmente são reservados com estranhos, mas não são tímidos ou medrosos se uma socialização apropriada foi dada quando jovens. 

Atividade física moderada é suficiente na vida destes cães, e por isso são boas companhias para caminhadas curtas. Apesar de ter sido originalmente usado para trabalho na fazenda, suas funções eram basicamente puxar carroças leves e pastoreio de gado.

Outra característica que pode ser surpresa para pessoas que estão pensando em ter um bernese, ou boiadeiro bernês como também é chamado no Brasil, é que eles não são "retrievers" naturais e nem inclinados à caça. A maioria não gosta de nadar. Berneses são aparentemente cães perfeitos para qualquer um, mas com um olhar mais atento, podemos observar que estes não são cães para morar em apartamento e nem tampouco para ficar isolado no jardim de uma casa. O dono de um bernese deve estar preparado para reservar parte do seu tempo de folga para interagir com o cão, e também estar disposto a deixar o peludo fazer parte da rotina diária da família. Além disso, existem ainda os cuidados básicos de saúde e hiegene necessários. Como proporcionar sessões semanais de escovação, banho, limpeza das orelhas, etc. O dono de um bernese deve também estar dispostos a gastar uma boa quantia de dinheiro com ração de primeira linha. Estes animais não comem pouco e a melhor política é investir numa boa alimentação a fim de evitar gastos futuros com veterinários. Os Berneses Mountain Dogs não devem ser gigantes. Sua característica ideal é que ele seja forte, habilidoso, dócil e amigo. Por esses e outros motivos, a raça é muito indicada para o convívio familiar. 

Texto por Paula Balestrim

Observação: Os berneses são cães que tinham como primeira função serem cães de fazenda. Eles faziam um pouco de tudo, puxavam carrocinhas com leite, pastoreavam e também um certo "alarme". Por isso é importante alertar que os berneses não são goldens maiores e com cor diferente. É esperado que eles sejam um pouco desconfiados com estranhos (sem atitudes agressivas), que se mantenham nos primeiros minutos mais "ressabiados" e que latam no portão. Isso com estranho, pois com a família é puro amor!!

© 2013 - 2020 by ANA MORATO. All rights reserved.

Todas as fotos do site são de cães de nossa propriedade/criação/coberturas.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • White YouTube Icon
  • Branco Ícone Google+