BERNESE MOUNTAIN DOG | INFORMAÇÕES GERAIS

A origem do Bernese Mountain Dog

O Bernese Mountain Dog é uma das mais de 300 raças atualmente reconhecidas pela FCI. Eles são cães de trabalho, tendo sua origem nas áreas rurais da Suíça. Historicamente, os Berneses eram cães de fazenda para uso geral, onde faziam um pouco de tudo. Sua estrutura grande e robusta, junto com o temperamento de natureza calma, faziam deles companheiros ideais e até mesmo cães de guarda para os fazendeiros. Outras funções exercidas pela raça eram puxar pequenas carroças e pastorear o gado por curtas distâncias até o pasto. Enquanto os Berneses Mountain Dogs são criaturas maravilhosas e com uma longa lista de atributos, nem todos os exemplares da raça possuem todos os melhores aspectos que ela pode oferecer, pois cada cão é um cão e cada um possui suas forças e fraquezas individuais.

Essa não é uma raça indicada para todas as pessoas, por isso, antes de decidir tornar um Bernese parte da sua família, pesquise cuidadosamente sobre a raça e converse com criadores conhecidos e proprietários experientes.

Aparência e tamanho do Bernese Mountain Dog

O Bernese Mountain Dog é um cão grande e tricolor. São cães inteligentes, fortes e ágeis o suficiente para executarem os trabalhos para o qual foram criados. Devem medir, na cernelha, entre 58 e 66 cm (fêmeas) e 64 e 70 cm (machos). Já o peso geralmente varia entre 40 e 50 kg para as fêmeas e 50 e 65 kg para os machos.

Temperamento do Bernese Mountain Dog

Por natureza, os Berneses são cães alertas e afetuosos. Com a socialização ideal são, geralmente, gentis, descontraídos e tolerantes. Não é uma raça propensa a latidos excessivos, a menos que sejam deixados sozinhos por muito tempo. Em geral, são excelentes com crianças, mas vale destacar que nenhum cão de porte grande, nem mesmo um Bernese, deve ser deixado sozinho e sem supervisão de um adulto com crianças pequenas ou desconhecidas.

Não é uma raça que convive bem com a solidão ou falta de exercícios, quando essas questões ocorrem, eles tendem a apresentar problemas comportamentais. São cães protetores, mas não agressivos. Os Berneses não devem ser distintamente tímidos, embora essa seja uma tendência observada em alguns exemplares da raça, por isso a necessidade de uma intensa socialização do cão com outras pessoas e animais desde filhote.

Ambiente de vida

Os Berneses precisam viver onde você está e devem ser um membro da família. Não são cães para viverem isolados presos no canil, presos em uma corda ou simplesmente deixados em algum canto do quintal. Além disso, eles são cães de fazenda em sua função inicial, e como tal, necessitam de exercícios para que mantenham a forma física e mental. Pequenos quintais cercados devem ser vistos como um local de convivência e segurança, mas não como um local adequado para o exercício dessa raça moderadamente ativa. Embora exista uma grande variação na quantidade de tempo que cada cão precisa diariamente uma média de 30-40 minutos por dia é, em geral, suficiente para que que eles se mantenham cães equilibrados (cães que vivem em apartamentos ou ambientes menores precisam de mais).

Como seria de se esperar com sua pelagem pesada e aparência robusta, os Berneses amam o frio e a neve. Por isso, se faz necessário uma atenção especial com Berneses em dias mais quentes, eles são susceptíveis a insolação. [Nota da tradução: Mesmo no estado de São Paulo existem diversas casos de Berneses que sofreram hipertermia, muitos vindo a óbito. Essa é uma das questões do porque essa raça não ser tão indicada para as regiões norte e nordeste do Brasil. Nesses casos se faz necessário que vivem em casas arejadas, frescas e com acesso ao ar condicionado, além de não ficarem sozinhos por muito tempo (com o calor eles até podem lidar, mas não com a solidão). Durante os meses mais quentes, os passeios dos Berneses devem sempre ser em horários mais frescos, no inicio do dia e no final, nunca entre as 10 e as 17 horas.]

Em relação a cercas e muros, os Berneses não costumam ser cães saltadores ou “alpinistas”, mas exigem cercas de no mínimo 1,5 – 2 metros de altura para mantê-los seguros dentro do quintal. Ah, é claro, Berneses adoram cavar!

Versatilidade do Bernese Mountain Dog

Os Berneses são cães altamente versáteis, são companheiros de seus donos e gostam de competir em conformação, obediência, agilidade, rastreamento, pastoreiro, etc. Também são excelentes cães de terapia assistia por animais, levando alegria à pacientes em hospitais, velhinhos em asilos, crianças em lares, escolar especiais, etc. Contudo, apesar de pertencerem a mesma raças, cada cão é um individuo diferente e cada um terá atividades nas quais se sairão melhor, dependendo da sua aptidão, estrutura, caráter e temperamento. Nem todo Bernese terá um bom desempenho em todas as atividades.

Cuidados com a pelagem do Bernese Mountain Dog

O Bernese Mountain Dog é uma raça que possui sub-pelo e que passa por duas mudas anuais intensas (e também durante o cio - no caso de fêmeas não castradas). Se você tem problema em encontrar pelos de cachorro pela casa ou até mesmo na sua manteiga, talvez essa não seja a raça ideal para você. De qualquer forma, apesar das intensas mudas, a pelagem da raça é relativamente fácil de manter, escovações periódicas e banhos a casa 30 ou mais dias (ideal é que não seja menos que isso) são o suficiente para manter a bela aparência do seu Bernese.

Treinamento de um Bernese Mountain Dog

O treinamento básico é uma necessidade em todas as raças de porte grande, como os Berneses. É recomendado que os cães da raça passem por uma intensa socialização desde de filhotes, além de treinamentos básicos como “senta”, “deita”, “fica”, etc.

Longevidade e saúde do Bernese Mountain Dog

Infelizmente, todas as raças de cães possuem seus problemas de saúde, e com os Berneses não é diferente. A média de vida de um Bernese é de oito anos, embora temos cada vez mais visto exemplares passando dos dez anos de vida. A maioria dos bons criadores estão trabalhando duro para melhorar a saúde e expectativa de vida da raça, mas é necessário que os clientes estejam cientes dos potenciais problemas que um Bernese pode apresentar, que poderão causar implicações financeiras e até mesmo emocionais nas famílias. Os possíveis problemas de saúde na raça incluem displasia coxofemoral e displasia de cotovelos, artrose, câncer, problemas de pele e pelo, tireoide, problemas oculares, entre outros.

Custo

Ao decidir se um Bernese sem encaixa no seu estilo de vida,  você deve considerar tanto o preço de compra quanto o de manutenção. Os preços de um filhote variam de criador para criador, mas fique atento à lugares com preços baixos e em hipotese alguma abra mão que o seu filhote tenha pedigree (CBKC ou ALKC), seja vacinado conforme a idade, vermifugado, entregue com ao menos 60 dias de vida (nunca antes) e que os pais tenham exames de displasia coxofemoral e de cotovelos. Já os custos de manutenção do dia a dia incluem veterinário de rotina, alimentação, treinamento, brinquedos, remédios, suplementos, vermífugos, anti-parasitas, etc. Contudo, se o seu cão sofrer um acidente ou ficar gravemente ferido, as despesas de tratamento e hospitalizações podem ser substanciais, muitas vezes o preço gasto na compra do cachorro, visto que as medicações e anestesias são diretamente proporcional ao tamanho do cachorro. Atualmente no Brasil estão surgindo alguns bons planos de saúde para cães, o que pode ser uma boa opção!

Como comprar um Bernese Mountain Dog?

Embora não sejam mais cães muito raros no Brasil, as ninhadas de bons criadores tendem a ser escassas, o que pode dificultar que você encontre bons filhotes disponíveis. Muitas vezes é preciso entrar em uma lista de reservas, antes mesmo da fêmea acasalar. Devido a popularidade da raça, criadores que só visam dinheiro e não criam de forma responsável (as chamas “fábricas de filhotes”) estão tentando explorar a raça.

Nunca, nunca compre seu filhote de raça pura em pet shops. Faça sua lição e seja um comprador informado, assim você ajuda a proteger a raça e garantir que você obtenha um filhote de qualidade em termos de saúde, temperamento e linhagem. É fundamental que você encontre e compre de um criador responsável. Criadores e compradores tem a obrigação de garantir que um animal saudável e sadio seja colocado em um lar adequado.

Um criador responsável irá:

- Ajuda-lo a identificar se a raça é uma boa escolha para você;

- Certificará que você entendeu a personalidade da raça;

- Oferece ajuda vitalícia e está sempre disposto a responder seus questionamentos, não importa de o filhote acabou de chegar na nova casa ou se estará com você há mais de 7 anos;

- Permanecer-a interessado no filhote, mesmo após a entrega;

- Oferece um contrato de compra e venda;

- Tenta responder todas as suas dúvidas, por mais bobas que possam parecer. Todo questionamento é importante!

Um criador responsável é a sua chave para o sucesso para encontrar o filhote ideal para você!

 

Em resumo

Decidir comprar um Bernese Mountain Dog ou qualquer outro cão de raça, nunca deve ser uma decisão tomada no impulso. Por favor, seja um comprador e proprietário informado e responsável, planeje com antecedência e seja MUITO paciente. Podem levar vários meses até que você leve o seu filhote de Bernese para casa, fruto de uma ninhada planejada por um criador consciente e responsável. Um filhote criado com amor e com qualidade, vale a pena esperar!

Berneses são cães especiais por natureza, por favor, nos ajude a salvaguardar o bem-estar dos animais dessa raça, para que as futuras gerações de Berneses e seus donos possam encontrar prazer mútuo.

Esta raça magnifica está contando com a sua responsabilidade. E nós também!

Fonte: BMDCA. Tradução Livre.

https://www.bmdca.org/breed_education/pdf/01_bernese_basics_about.pd

1/1

© 2013 - 2021 by ANA MORATO. All rights reserved.

Todas as fotos do site são de cães de nossa propriedade/criação/coberturas.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • White YouTube Icon
  • Branco Ícone Google+